Saiba como controlar o Melasma

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo.
Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar, como no meu caso.

Ainda não existe cura para o melasma, e a mancha pode piorar e acabar escurecendo mais ainda por qualquer alteração na região afetada: temperatura, luz e e também por fatores como estresse. Apesar disso, a mancha pode ser controlada e ficar praticamente imperceptível, mas caso seja provocada novamente por calor ou atrito na área, ela deve retornar pior.

Quais são as últimas descobertas em relação ao melasma:

1- A esfoliação na pele de quem tem o melasma acaba ativando a mancha, portanto deve-se evitar essa prática. O ideal é lavar a pele delicadamente com o sabonete próprio para o seu tipo de pele, consulte seu dermatologista.

2- Existem compostos capazes de clarear bastante o melasma. São fórmulas estritamente receitadas por médicos dermatologistas, geralmente para uso noturno. Para isso, você precisa consultar um médico para que ele averigue o que é melhor no seu caso, nunca use fórmulas que foram receitadas para outras pessoas, isso pode ser muito perigoso para sua saúde.

3- Não existe uma forma de pegar sol sem piorar o melasma. O melhor nesse caso é tomar sol bem cedo ou após as 16 h. Consulte um médico para saber o que é mais indicado no seu caso, vai depender da gravidade e da extensão da mancha.

4- O calor de uma forma geral, ativa e piora o melasma. O carro fechado no sol, o calor do secador de cabelo, o banho quente e até o calor de lâmpadas de ambientes internos podem sim piorar o melasma. O ideal é usar filtro solar em qualquer situação e evitar essas situações a qualquer custo.

Na dúvida, mantenha sempre uma alimentação balanceada, uma rotina de atividade física e respeite sua mente, seus limites. Evite situações estressantes, excesso de tomada de hormônios, medicamentos, etc. Com esses cuidados é bem possível que o melasma seja totalmente controlado. Compartilha esse texto com quem você acha que precisa dessas dicas. Até a próxima! =*

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora